Curso de especialização em design gráfico: “Design e Humanidade” no Centro Universitário Maria Antônia

DESIGN E HUMANIDADE
curso de especialização em design gráfico
coordenação: Minoru Naruto e Maria Argentina Bibas
Coordenação do Módulo “Imagem e Desenho: Objetos, encantamento e fetiches”: Olgária Chaín Féres Matos

 
 
objetivos
O curso tem como proposta central trazer para os domínios do Design, em especial o Design Gráfico, subsídios e reflexões de ordem filosófica, sociológica, psicológica e de outras áreas, como referências importantes, senão primordiais, para a necessária reconceituação dessa área profissional e disciplinar, frente aos novos compromissos e significações que a contemporaneidade lhe impõe.

A partir dessa visão, organizam-se aulas, oficinas, palestras e debates que visam a imersão do projeto, suas posturas e responsabilidades, num universo mais amplo e consequente, de modo a possibilitar uma percepção mais clara dos limites e potenciais do Design como prática social e como influente fator na formação dos hábitos e valores das populações às quais se dirige e que são, de fato, seus verdadeiros “clientes”, com toda a responsabilidade e ética que isso implica.

Nessa perspectiva, cabe analisar a contribuição do Design, seja em sentido positivo ou negativo, para a situação do mundo contemporâneo. Não é mais possível, por exemplo, evitar a associação do design com problemas como o descarte ou o hiperconsumo, da mesma maneira como é associado ao desempenho econômico ou estético-funcional de um produto ou serviço.

Manifestos importantes de designers, como o First things, first, de 1963 e retomado em 2000, movimentos como o Um dia sem consumir ou o Slow movement, com cartazes e panfletos desenhados por designers, acompanham as preocupações de filósofos, psicólogos, sociólogos, ambientalistas, ao se defrontarem com uma sociedade onde, cada vez mais, se substitui o ser pelo ter, num mundo cada vez mais espetacularizado e vertiginoso.

A partir dessas questões e várias outras de igual importância, o curso procura fornecer os insumos iniciais para a reflexão do designer e de outros profissionais correlatos no sentido de exercitarem seus potenciais criativos face às transformações do mundo atual.

 

docentes
Alexandre Carrasco
Conceito, simulacros e máquinas desejantes: Deleuze

Claudio Ferlauto
Pontos de vista tipográficos

João de Souza Leite
Design: um campo de saber e saberes

João Luiz Musa
A interpretação fotográfica e gráfica

João Paulo Amaral Schlittler Silva
Design em movimento

Leda Tenório da Motta
 Todos esses jovens fotógrafos que viajam pelo mundo

Luis Cláudio Portugal do Nascimento
Design: visões críticas

Marcos da Costa Braga
História concisa do design gráfico moderno

Maria Argentina Bibas
O design gráfico no mundo atual: um panorama

Maria Irene Szmrecsânyi
Fundamentos sociais do design: da modernidade à pós-modernidade, do projeto à programação

Mary Lafer
As imagens no período arcaico: a criação de Pandora e o nascimento de Afrodite – mito e história

Massimo Canevacci
O design e o universo visual

Maurício Marsola
Desejo e imagem no Renascimento: Plotino e Marcílio Ficino

Norval Baitello Jr.
A imagem, seus ambientes, seu poder

Olgária Chaín Féres Matos
Mercadorias e tédio: patologias da comunicação

Ricardo Fabbrini
Estética e arte contemporânea: dos anos 1970 aos anos 2000

Rodnei Nascimento
Fetiches e fantasmas: Marx e o animismo industrial

Romero Tori
Design e comunicação em mídias digitais

Scarlett Zerbetto Marton
Imagem e cultura filistéia: Descartes e Nietzsche

Sérgio Bairon
O espetáculo contemporâneo e o trabalho imaterial

Silvio Melcer Dworecki
Perceber e olhar

Victor D. Salis
Uma visão da estética na antiguidade grega

Vladimir Safatle
Design, gadget e desejo: Lacan

 

duração
[368 horas-aula + 32 horas de atividades programadas, total de 400 horas-aula]

turma com aulas às quartas e quintas, das 19h30 às 22h30
3 de agosto de 2011 a 13 de dezembro de 2012

público alvo
designers e profissionais interessados na área de design, como psicólogos, sociólogos, jornalistas, entre outros

pré-requisitos
– possuir graduação completa em qualquer área
– aprovação na prova de seleção que será aplicada a todos os inscritos

inscrições
25 de abril a 29 de junho de 2011
3° andar – setor educativo
segunda a sexta, 10 às 18h

prova de seleção
3 de julho de 2011
domingo, 10h30 às 13h30

O resultado do processo seletivo será divulgado via e-mail
no dia 18 de julho de 2011

os interessados deverão encaminhar:
– ficha de inscrição preenchida;
– comprovante de depósito referente à prova de seleção no valor de R$ 40,00, em nome da Associação de Amigos do Centro Universitário Maria Antonia. O comprovante deve estar identificado com o nome do candidato e pode ser enviado por fax, e-mail, correio ou pessoalmente até o dia 29 de junho de 2011

Para download da ficha de inscrição clique aqui.

 

dados bancários para inscrição no processo seletivo
Banco: Bradesco
Favorecido: Associação de Amigos do Centro Universitário Maria Antonia
CNPJ: 04.210.836/0001-71
Agência: 3130
Conta: 93.521-2

período de matrícula para os candidatos aprovados no processo seletivo
19 a 28 de julho de 2011

valor integral
17 parcelas de R$ 520,00

descontos
20% de desconto para professores da área de design
17 parcelas de R$ 416,00

40% de desconto para aposentados
17 parcelas de R$ 312,00

bolsas
Atribuídas por ordem de classificação na prova de seleção:
– uma para discente USP com graduação completa
– uma para docente USP
– uma para funcionário USP
– uma para 3ª idade ou aposentado
– duas para a comunidade

IMPORTANTE: O candidato interessado em concorrer a uma das modalidades de bolsas oferecidas deverá confirmar seu interesse no ato de inscrição no processo seletivo do curso

local
Centro Universitário Maria Antonia da USP
Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque
São Paulo, SP, 01222-010

informações
11 3123 5227 / 5200
pos.mariantonia@usp.br

 

bibliografia sugerida para a prova de seleção
As leituras sugeridas para o processo seletivo serão informadas no ato da inscrição.

  
Fonte: http://mariantonia.locaweb.com.br/prog/releases_2009_em_diante/2011/c-esp_design.html
    
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: