Projeto ARQUIGRAFIA ganha a medalha de ouro na II OLIMPÍADA USP DE INOVAÇÃO

O Projeto ARQUIGRAFIA que  ganhou a medalha de ouro na II OLIMPÍADA USP DE INOVAÇÃO, na área de TECNOLOGIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS é  coordenado pelos professores Artur Rozestraten (FAUUSP), Marco Gerosa (IME-USP), Maria Laura Martinez (ECA-USP) e  Fabio Kon (IME-USP).

Esse projeto reúne uma equipe multidisciplinar de pesquisadores para a criação de um ambiente colaborativo para a visualização, interação e compartilhamento de imagens digitais de arquitetura – fotografias, desenhos e vídeos – na Internet.

Considerando  a inexistência de um acervo específico de imagens de arquitetura, organizado e disponível para amplo acesso na Internet, esse projeto permitirá a criação coletiva e colaborativa de um conjunto iconográfico que virá a complementar o material visual existente a respeito da arquitetura brasileira, colaborando para estimular a cultura arquitetônica,  promover a interação entre diferentes perfis de usuários na Internet e também em diferentes espaços urbanos reais.

A convergência de duas experiências anteriores fundamenta conceitualmente a proposta do projeto Arquigrafia.

A primeira dela é a iniciativa de doação de imagens fotográficas que originou o acervo de slides da Biblioteca da FAUUSP.  Tal ação coletiva, empreendida por alunos e professores articulados  em torno do MUSEU  e do GFAU, desde meados dos anos 60, resultou na composição do maior acervo de imagens de arquitetura do hemisfério sul , com mais de 82 mil imagens.

A segunda é o projeto do Museu de Crescimento Ilimitado (1939) de Le Corbusier(1887-1965), proposto como uma espiral quadrada, que configuraria um ambiente linear capaz de se expandir  continuamente, no ritmo da ampliação permanente de seu acervo.

A iniciativa colaborativa que, entre os anos 60 e 80, em outro contexto e com outros recursos técnicos, formou o acervo atual de slides da FAUUSP, pode ser reformulada hoje no Arquigrafia com o mesmo caráter, mas em uma escala muito mais abrangente,  em um ambiente virtual na Web2.0, de crescimento contínuo e ilimitado.

No momento a equipe do projeto inicia a experiência de digitalização e integração gradual dos slides do acervo da Biblioteca  da FAUUSP referentes a arquitetura brasileira – cerca de 37 mil imagens –  catalogando individualmente as imagens (MARC), reconhecendo os direitos autorais de cada autor (Creative Commons) e as características específicas desse acervo fotográfico singular, especialmente rico quanto à arquitetura paulista.

O projeto conta também com apoio da RNP, FAPESP e Pró-reitoria de Pesquisa da USP.

 
(Informações do texto retiradas de ROZESTRATEN, A.S. e outros. Arquigrafia – ambiente colaborativo para o compartilhamento de imagens de arquitetura. In: SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO, 2., 2011, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos. Belo Horizonte:UFMA/MACPS/ieds, 2011. p.44-46.)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: