Notícia da Folha de S. Paulo: Centros comerciais pioram área saturada, diz urbanista

Centros comerciais pioram área saturada, diz urbanista

DE SÃO PAULO
Prejuízos ao transporte público, má aplicação da receita da concessão, uso indevido de áreas desapropriadas e deterioração de regiões saturadas são alguns dos riscos de novos shoppings em metrô, segundo especialistas.

“Shopping não pode ficar em área congestionada”, diz a urbanista Lucila Lacreta, que cita os EUA: “Lá, grandes centros de compras ficam em estradas, não nas cidades”.

Outra questão, afirma, é que as áreas foram desapropriadas para o transporte coletivo. “Desvirtua a desapropriação, que foi por interesse público. Shopping não tem interesse público nenhum.”

Tanto ela quanto o consultor de trânsito e transportes Horácio Augusto Figueira apontam outro risco: comprometer terminais de ônibus para favorecer o investimento privado. “A prioridade é o transporte público, com terminais de ônibus de qualidade e conforto para o usuário.”

Nadia Somekh, professora de arquitetura do Mackenzie, ressalva que a receita tem de ser usada no “transporte rápido de massa”, mas diz que shopping em metrô é “algo absolutamente adequado”.

Robert Harley, diretor de shoppings da JHSF, que implantou o Santa Cruz e o Tucuruvi, diz que o modelo de SP se inspira em outros países. “Muitas estações de Tóquio têm shoppings. A Coreia do Sul tem vários exemplos bem-sucedidos.”

Segundo o Metrô, os shoppings “são exemplos de sucesso”. Alguns deles “foram expandidos devido ao bom resultado do negócio”. Diz que as áreas são concedidas por licitação e a escolha é feita pela melhor oferta. O dinheiro arrecadado vai para o caixa do Metrô e é usado para custear atividades da companhia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: