Exposição da USP na Bienal Internacional do Livro conta a história do conhecimento

A Exposição “Conhecimento: custódia & acesso” — a primeira exposição sobre bibliotecas depois da revolução da internet — está na 22a Bienal Internacional do Livro em São Paulo, de 9 a 19 de agosto. Com a curadoria do professor Marcos Galindo, a mostra conta a história do conhecimento humano, desde a criação do homem retratada por Michelangelo à informação digitalizada. A exposição, elaborada para comemorar os 30 anos do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, ocupará cerca de 300 metros quadrados na entrada da Bienal.

O objetivo da exposição é promover o resgate, a preservação e o acesso ao conhecimento, sem deixar de refletir sobre os desafios impostos pela internet e pela sensação de que tudo que se quer está a um clique. “A biblioteca não trabalha só com a busca, mas também com a concepção do conhecimento”, afirma a professora Sueli Ferreira, diretora do Sibi da USP.

O professor Marcos Galindo conta que o pano de fundo da mostra é o papel das bibliotecas e o mundo transformado pela tecnologia da informação. “Decidimos contar a história desde o início e por isso abrimos com a cena da criação do homem, quando Deus faz um ‘upload’ do conhecimento”, diz.

Segundo Galindo, quem for ao local poderá ver como o conhecimento passou de restrito e sagrado a cada vez mais popular e acessível conforme surgiram as universidades e a imprensa. Toda essa história é contada por meio de fotos, retratos, projeções e utensílios atuais e antigos usados no manuseio da informação. “Centramos no conhecimento, mas queremos criar uma experiência sensorial, com mais questões do que respostas.”

Entre os destaques dos três módulos da exposição, o visitante poderá conferir entrevistas com ex-alunos como Fernando Henrique Cardoso, Marcelo Tas e Mayana Zatz sobre o papel das bibliotecas. Segundo a professora Sueli, a mostra trará “desde as primeiras expressões da escrita, surgida na baixa Antiguidade na Mesopotâmia, até os avanços permitidos pelos novos instrumentos da inteligência, as tecnologias de informação e comunicação que moldam na argila de um tablet as interfaces digitais entre o conhecimento e a vida social”.

“A ideia foi discutir o papel das bibliotecas na construção do fenômeno social do conhecimento e motivar a reflexão sobre os instrumentos técnicos e as práticas sociais que permitiram tornar a informação acessível e fortalecê-la como matéria-prima básica para a construção de novas formas de conhecimento”, comenta a professora Sueli.

Atenção especial recebem a Semana de Arte Moderna de 1922, Mário de Andrade e Rubens Borba de Moraes – bibliotecário que foi figura central na Semana e na criação da biblioteca municipal. O público poderá ver obras raras do acervo da USP, incluindo uma edição original da revista Klaxon – ícone da época -, e folheá-la em um computador. Os visitantes podem fazer o download da revista e de outros conteúdos da exposição por meio do código QR – aplicativo de dados para celular.

Visitantes com baixa visão, dislexos, cegos e surdos cegos poderão recorrer a computadores preparados para leitura em Braille e áudio dos textos referente aos painéis e acompanharam os vídeos também por legenda, além de usufruir mapa e piso tátil. Em todos os espaços, a altura dos painéis e máquinas, os corredores de passagem e os pontos de acesso foram definidos em conformidade com os padrões internacionais de acessibilidade.

Também estará disponível um portal que reúne um acervo de mais de dois milhões de livros, dez mil títulos de periódicos eletrônicos e 100 mil teses defendidas na USP. A exposição fica aberta das 10h às 22h todos os dias durante a Bienal Internacional do Livro. A entrada na exposição é gratuita.

Exposição “Conhecimento: custódia & acesso”

Data – 9 a 19 de agosto

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo

Horário – 10 às 22 horas

Com acesso a deficientes

Mais informações para a imprensa
Irani de Souza – MTb 15.635
Ana Paula Giorgetti – MTb 37.501
Singular Comunicação
Tels. (11) 5090-0590 / 5093-0226
singularcomunicacao@singularcomunicacao.com

Fonte: Divulgação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: