Pós-Graduação 2013: Habitação e Cidade, na Escola da Cidade

HABITAÇÃO E CIDADE
Habitação no Centro – Habitação na Periferia – Urbanização de Favela – Tecnologias Construtivas

Apresentação

As transformações na sociedade contemporânea exigem uma contínua atualização do arquiteto já que novas questões se colocam e uma renovação constante de sua prática profissional se faz necessária. Esta prática, que se apóia num procedimento básico que inclui análise, interpretação e proposta de alternativas e estratégias de intervenção, requer nova instrumentalização para rever atitudes superadas.

O curso Habitação e Cidade, organizado em parceria com a Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, propõe uma atualização dos conhecimentos históricos e teóricos referentes à habitação coletiva e também da prática do projeto relacionado a esse tema.

Para tanto, faz uso de aulas e palestras com profissionais e professores cujos trabalhos remetem ao tema da habitação e sua relação com a cidade, além da prática do projeto em ateliê através da qual se pretende discutir novas possibilidades de enfrentamento da questão.

No que diz respeito à formação teórica, o objetivo é a atualização de informações técnicas e consolidação de cultura crítica. Nesse sentido, são promovidas discussões sobre problemas essenciais da cidade, políticas públicas, transformações ocorridas na habitação coletiva, mecanismos de gestão e aspectos construtivos.

A prática do projeto, por sua vez, aborda a habitação coletiva em diversas escalas, modalidades e condicionantes de implantação: da sua inserção em áreas vazias ou subocupadas, de intervenções em áreas densamente construídas, além da recomposição e requalificação de áreas precárias e periféricas.

Público-Alvo

Profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos.

Objetivos gerais

O objetivo do curso é dar continuidade à formação dos profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos.

Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática da profissão (dentre os quais aqueles decorrentes do descompasso entre o trabalho técnico e a participação da comunidade), avaliar procedimentos adotados em projetos face a seus resultados, além de estudar, através do exercício projetual, caminhos para possíveis transformações e melhorias no quadro atual.

Coordenação

Os coordenadores são os arquitetos Ruben Otero e Luis Octavio de Faria e Silva.

Ruben Otero é formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008)

Luis Octavio de Faria e Silva é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Inscrições até 18/02/2013

Mais informações: clique aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: