Pós-Graduação 2013: Geografia, Cidade e Arquitetura, na Escola da Cidade

GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA.
A ocupação futura do território Americano e suas cidades

Apresentação

‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ tem a proposta de discutir, através da arquitetura, a ocupação do território americano e suas cidades.

O curso, que volta em sua quarta edição no ano de 2013, depois do resultado de sucesso que obtém desde 2010, se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano. Sua materialização através da arquitetura, como uma forma peculiar de conhecimento, onde se funde história, geografia, artes e técnica permite raciocinar sobre as necessidades próprias dessas realidades, relacionando-as às esferas socioeconômicas e ambientais. Um esforço de compreensão de escalas diversas, locais a globais. Assim, toma-se a produção científica, arquitetônica, literária, visual, musical, ou seja, cultural em sentido amplo, para se aprofundar o conhecimento sobre as aproximações e diversidades americanas.

Será dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos.

A infraestrutura será o programa condutor dessas investigações que, associadas às escalas de projeto, irão discutir, respectivamente, as conexões, os vazios urbanos, os espaços de convivência e os nós.

Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho, com a intenção de contínua rotatividade.

A partir de 2013 o curso volta a discutir países já estudados, porém convidando representantes de outras cidades para um novo olhar sobre a cultura dessas nações. Neste ano, os países estudados serão Venezuela, Argentina, Chile e México.

O corpo de faculdades conveniadas à Escola da Cidade passa a ser colaboradora deste curso permanente: Canadá, EUA, México, Costa Rica, Cuba, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil.

Público-Alvo

O curso destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema.

Objetivo do Curso

Geografia, Cidade e Arquitetura tem a proposta de discutir, através da arquitetura, a formação cultural dos países da América.

A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

Coordenação

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).

A professora de história Cristiane Checchia, o geógrafo Marcelo Ribeiro e o crítico de arte Cauê Alves são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.

Além do corpo docente da Escola e de convidados nacionais de diversas áreas do conhecimento, a especialização contará com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.

Inscrições por módulo

Cada região/país terá um professor colaborador corresponsável pelo curso. O aluno pode se matricular a qualquer momento, em qualquer módulo [desde que respeite o número máximo de alunos], devendo cumprir, no mínimo, as 360 horas previstas.

Inscrições até 18/02/2013
Mais informações: clique aqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: