VIII Seminário Internacional de Projeto Urbano, de 07 a 12 de abril, na Escola da Cidade

VIII Seminário Internacional de Projeto Urbano

 

ESCOLA DA CIDADE DISCUTE HIDROANEL EM

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO

 

Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove, de 7 a 12 de abril, Seminário para desenvolvimento de projeto urbano na cidade de São Paulo, a partir da proposta já bastante divulgada do Hidroanel Metropolitano.

Hidroanel Metropolitano é um projeto de grande abrangência, solicitado pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem por objetivo implementar o transporte aquaviário através de uma rede de canais navegáveis composta por rios e represas existentes na região metropolitana, além de um canal artificial, totalizando um anel de 170 km de hidrovias urbanas que, integrado ao sistema de drenagem e ao uso múltiplo das águas, visa o desenvolvimento econômico e urbano da metrópole paulistana. O projeto está em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais – Grupo Metrópole Fluvial, pertencente ao Laboratório de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

O objetivo do VIII Seminário Internacional de Projeto Urbano é aprofundar o estudo do potencial transformador desta proposta, principalmente no que se refere às possibilidades de desenvolvimento urbano a partir da compreensão do conceito de uso múltiplo das águas e do acesso público às suas margens, o que possibilitaria a criação de um espaço público estruturador e fundamental à cidade. Para este encontro, a Escola da Cidade convidou 15 arquitetos estrangeiros, de países diversos, como Itália, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Dinamarca e Portugal. Os arquitetos brasileiros e estudantes da Escola da Cidade trabalharão em conjunto com os arquitetos convidados ao longo de uma semana.

A atividade tem o apoio do Grupo Metrópole Fluvial (FAUUSP), e contará com a participação da Faculta de Arquitectura Diseño y Urbanismo de Buenos Aires (Argentina), Escuela de Arquitectura da Universidad de Talca (Chile), Universidad EAFIT (Colômbia), Università Iuav di Venezia (Itália), Universidad de Lleida (Espanha), Universidade Hochschule Konstanz (Alemanha), Royal Danish Academy of Fine Arts – School and Architecture (Dinamarca), Università di Sassari (Itália), Universidad Mayor (Chile), Universidad Finis Terrae (Chile) e, ainda, do Escritório de Arquitetura Al Borde (Equador).

O Seminário é gratuito e contará com palestras ministradas por professores da Escola da Cidade e por convidados das diversas universidades parceiras do evento. Informações e o programa completo do Seminário podem ser acessados no site www.escoladacidade.edu.br.

SERVIÇO

  • Data: De 08 a 12 de abril (domingo a sexta)

No dia 07 será feita apenas a recepção dos convidados estrangeiros

  • Local: Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Rua General Jardim, n.65)

Auditório da Aliança Francesa (Rua General Jardim, n.º 182)

Palestras abertas ao público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: