Seminário Internacional Direitos Autorais: tendências e desafios contemporâneos

[Clique na imagem para ampliá-la]

unesp

Carga Horária: 16 horas
Data: 27 a 28 de maio de 2013
Horário: 09h30 as 17h30
Inscrições até: 24/05/2013 ou enquanto houver vagas.

Obs.: Após 12/05, o valor da inscrição será R$850,00 (R$740,00 para sócios* e estudantes)

Local
A Universidade do Livro funciona no prédio da Fundação Editora da UNESP (FEU) – Praça da Sé, 108 – 7º andar – Centro – São Paulo, SP – CEP: 01001-900 – Esquina com a Rua Benjamin Constant – Metrô Sé.

Público Alvo
Empresários, advogados, editores, editores-assistentes, publishers, agentes, responsáveis por contratos e direitos autorais, autores, designers, ilustradores, tradutores, bibliotecários, jornalistas, produtores, estudantes de direito e demais interessados.

Conteúdo
(Haverá tradução simultânea)

27/05 – 2ª. feira

09h30 – Recepção dos inscritos

10h00 – Abertura

10h30 – Palestra I
Desafio: gerenciar problemas e soluções na negociação de Direitos Autorais

12h30 – intervalo para almoço

14h00 – Palestra II
Tendência: presente e futuro dos Mercadores da Cultura e os Direitos Autorais

15h00 – café

15h30 – Palestra III
Políticas públicas e Direitos Autorais

17h30 – Encerramento

28/05 – 3ª. feira

10h00 – Mesa Redonda I
Direitos Autorais: panorama Internacional – desafios e tendências

11h30 – Comentários e perguntas

12h30 – intervalo para almoço

14h00 – Mesa Redonda II
Direitos Autorais: panorama Brasil – desafios e tendências

15h30 – Comentários e perguntas

16h00 – café

16h30 – Lançamento livro “Mercadores da Cultura”

17h00 – Encerramento

Objetivos
A Editora Unesp promove um franco debate sobre uma das questões mais prementes do universo editorial na atualidade – a dos direitos autorais. O Seminário Internacional Direitos Autorais: tendências e desafios contemporâneos acontecerá nos dias 27 e 28 de maio de 2013 na Universidade do Livro (UNIL), instituição vinculada à Editora UNESP voltada à formação de profissionais do setor. Estarão reunidos na UNIL alguns dos principais especialistas no assunto, nacionais e internacionais. Do exterior virão Petra Hardt, diretora de uma das mais tradicionais e importantes editoras europeias, a alemã Suhrkamp, e John B. Thompson, professor da Universidade de Cambridge, notório pesquisador e diretor editorial da Polity Press. A possibilidade de permanência do copyright na era do acesso aberto, o crescimento da autopublicação na era digital e as ameaças contínuas da pirataria são alguns dentre outros tópicos bastante polêmicos que alimentarão o debate, em diversos contextos, buscando identificar desafios e tendências do Direito Autoral na contemporaneidade.

Docentes
Petra Hardt, diretora de direitos da editora alemã Suhrkamp Verlag, uma das mais tradicionais e importantes editoras europeias. Autora do livro Rights: Buying. Protecting. Selling, ainda sem publicação no Brasil.

John B. Thompson, professor da Universidade de Cambridge, notório pesquisador e diretor editorial da Polity Press, é autor de diversos livros, entre eles Mercadores de Cultura (Merchants of culture, 2012), publicado no Brasil pela Editora Unesp.

Breno Lerner é formado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é Superintendente da Editora Melhoramentos, já tendo sido Diretor na Abril Cultural e da Editora Globo. É autor do livro “O Ganso Marisco” (Melhoramentos, 2011), entre outros.

Eduardo Magrani é professor e pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Também é coordenador do projeto “Access to Knowledge-Brazil (A2K)” em parceria com o Open Society Institute – OSI e representante legal do Creative Commons no Brasil. Advogado atuante nas áreas de Propriedade Intelectual e de Direito Empresarial, é autor de diversos livros e artigos envolvendo Direito Autoral e Acesso à Cultura e ao Conhecimento.

Lúcia Riff – fundadora da Agência Riff em 1991, desde então vem representando alguns dos mais renomados escritores brasileiros, além de um notável grupo de agências literárias e editoras de todo o mundo para o mercado de língua portuguesa. Os Riffs – Lucia, Laura e João Paulo, família e sócios ao mesmo tempo – e a equipe da Agência trabalham no Rio de Janeiro. Lucia está no ramo literário desde 1983, e vê com entusiasmo o crescimento do mercado editorial brasileiro.

Allan Rocha de Souza é professor e pesquisador em direitos autorais e políticas culturais no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED), no Instituto de Economia, UFRJ. Pesquisador da Rede Proprietas de pesquisa em Propriedades, Inovação e Bem Comum. Consultor em Direitos Autorais de Organizações Internacionais (UNESCO, OMPI) e Governo Federal (Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Fiocruz).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: