Exposição: Patrimônio Paulista – Litoral e Vale do Paraíba, no Museu da Casa Brasileira, até 31/07/2013

A partir de 13 de maio, a cidade de Jacareí receberá a exposição “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, acerca do patrimônio histórico das cidades da região tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A itinerância, realizada no Museu de Antropologia do Vale, acontece por meio da parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), por meio da qual o MCB leva a cidades paulistas conteúdos importantes já mostrados anteriormente em seu espaço expositivo.

“Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba” reúne fotografias de Iatã Cannabrava e textos da cientista social Margarida Cintra Gordinho presentes no livro homônimo que deu origem à mostra. A seleção de imagens que o visitante irá encontrar no Museu de Antropologia do Vale contextualiza a situação de bens tombados em cidades do Vale do Paraíba e da faixa litorânea do estado de São Paulo pelo Condephaat, órgão da Secretaria da Cultura para a proteção ao patrimônio do Governo do Estado de São Paulo, salientando a importância de sua preservação.

A mostra traz antigas vilas que foram amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos 16 e 17 e cidades como Santos, Iguape, Cananéia, Jacareí, entre outras, que guardam até hoje memória da cultura material de seu passado, assim como marcos de arquitetura contemporânea.

“No litoral norte, Ilhabela e Ubatuba preservam edificações que testemunham a riqueza que a cana-de-açúcar e a navegação de cabotagem geraram para a região e São Sebastião, por suas atividades portuárias contemporâneas, tornou-se um município estratégico e que guarda um Centro Histórico significativo. Em Santos, o Centro Histórico e a área portuária são testemunhos da pujança do café, que séculos mais tarde transformaria a cidade numa das mais prósperas do país, com seu porto e seus negócios de exportação”, conta Cintra, autora do livro de mesmo nome que deu origem à exposição.

Sobre o Museu de Antropologia do Vale
O Museu de Antropologia do Vale está situado no Solar Gomes Leitão, uma construção de 1857 de paredes e forros com pinturas artísticas que expõem a convivência das tradições coloniais e dos elementos neoclássicos. Entre 1895 e o fim da década de 1970, o edifício sediou o Grupo Escolar Coronel Carlos Porto. Tombado como monumento de interesse histórico e documental em dezembro de 1978, o local sedia o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba desde 1980.

Abertura: 13 de maio às 20h
Visitação: até 31 de julho, terça a sexta, das 9h às 17h.
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

Realização: MCB, Sisem e Condephaat
Apoio: Prefeitura de Jacareí, MAV e Editora Terceiro Nome

MAV – Museu de Antropologia do Vale
Rua XV de Novembro, 143 – Centro – Jacareí
Tel.: (12) 3953-3574

Fonte: MCB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: