Jornadas de patrimônio/educação, no CPC-USP

cpc

 

 

Com a finalidade de debater questões voltadas a ações e programas de educação patrimonial, bem como refletir sobre os significados da educação no contexto da noção de patrimônio cultural – conforme empregada pelas recentes políticas culturais – o Centro de Preservação Cultural, da Universidade de São Paulo, pretende organizar um espaço horizontal de reflexão entre a universidade, instituições culturais e professores/educadores a partir da realização destas Jornadas de Patrimônio e Educação.

Organizadas em três dias de atividades que se estruturam em rodas de diálogo e oficinas instrumentais, as Jornadas proporão como debate central uma reflexão sobre as possibilidades da educação no contexto das políticas de preservação cultural de maneira a orientar discussões sobre conceitos e metodologias, além de problematizar a função do professor/educador – considerados como profissionais atuantes na ponta do sistema de educação formal e informal – como agentes de práticas culturais. Assumindo a importância da dialogia entre diferentes atores sociais na produção do conhecimento, cada uma das rodas de diálogo serão compostas por professores da Universidade, representantes de instituições culturais e professores/educadores de modo que as temáticas propostas possam ser abordadas desde distintos olhares profissionais. Por outro lado, acreditando na importância da experiência como fundamento metodológico, diferentes oficinas instrumentais serão propostas a todos os participantes, pautando a vivência de práticas de aprendizado para além de discussões teóricas.

As Jornadas de Patrimônio e Educação finalizam o ciclo de Encontros de Formação: docência, educação e patrimônio, realizado entre maio e julho de 2013 pelo Centro de Preservação Cultural com o objetivo de promover um espaço-tempo de diálogo e aprendizado sobre questões voltadas ao uso da ideia de patrimônio cultural no contexto de atuação de professores da rede pública de ensino e educadores atuantes em diversas instituições culturais. Assim, além dos convidados, alguns participantes dos Encontros farão parte das conversas conduzidas pelas rodas de diálogo por meio da apresentação de seus projetos de trabalho.

As discussões e o registro desta atividade poderão ser acompanhados no seguinte endereço: formacaoemeducacaopatrimonial.blog.com/

RODAS DE DIÁLOGO

1. Segunda-feira, 7 de outubro, 14h: Instituições culturais e formação docente

Gabriel Fernandes e Samira Chahin (CPC–USP)

Heitor Campos Bueno (EE Plínio Damasco Penna)

Átila Tolentino (Iphan/PB)

2. Terça-feira, 8 de outubro, 9h: Linguagens da educação patrimonial

Denise Peixoto (Museu Paulista)

Maria da Penha Teixeira (Ação Griô)

3. Quarta-feira, 9 de outubro, 9h: Instrumentos de diálogo

Aira Bonfim (Museu do Futebol)

Júlia Pereira (Iphan/PE)

OFICINAS INSTRUMENTAIS

1. Terça-feira, 8 de outubro, 14h: Oralidade e aprendizado griô

Maria da Penha Teixeira (Ação Griô)

2. Quarta-feira, 8 de outubro, 14h: Mapas mentais

Júlia Pereira (Iphan/PE)

ORGANIZAÇÃO

Samira Chahin
Arquiteta e Urbanista (FAU-USP), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Universidade da Salamanca) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Colabora com o CPC desde 2012 em processos de formação continuada de professores.

Equipe de Educação e Memória do CPC–USP
A Equipe, formada por profissionais e estagiários da Casa de Dona Yayá, promove ações dialógicas com o bairro e a cidade, por meio de atividades educativas onde são sensibilizadas a memória, as representações e o patrimônio cultural dos indivíduos e coletivos.

ATIVIDADE GRATUITA

Não é necessária a prévia inscrição para as mesas redondas.

A inscrição para as oficinas deve ser feita na seguinte página: http://bit.ly/oficinas-jornadas13

(as inscrições serão efetivadas segundo a ordem de inscrição, dando-se preferência aos participantes dos Encontros de Formação de 2013 e do curso de Educação Patrimonial de 2012).

Período: 07/10/2013 09/10/2013
Horário: verif. programação
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.

Fonte: CPC-USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: