Jornada CPC Acervos Fotográficos – inscrições até 17 de novembro

Jornada CPC acervos fotográficos: conservação e pesquisa

Dias 26 e 27 de novembro de 2013

A Jornada pretende apresentar linhas e diretrizes gerais de gestão de acervos fotográficos incluindo procedimentos de conservação, pesquisa, classificação, digitalização e gestão de acervos digitais, bem como, experiências na área.

26/11 (terça-feira)

9h – 12h
Conservação de acervos fotográficos físicos: do diagnóstico à conservação

Palestrante convidado: Leandro Melo
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP. Coordena a empresa L3, que presta serviços de conservação-restauração de documentos gráficos, com ênfase nos suportes fotográficos. É docente do Curso de Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica da Escola SENAI Theobaldo de Nigris e de capacitações em conservação fotográfica.

13h – 16h
Arquivo fotográfico como fonte documental: procedimentos de pesquisa e uso de imagens fotográficas em trabalhos acadêmicos

Palestrante convidada: Solange Lima
Possui graduação em história pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é docente da Universidade de São Paulo, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga). Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultural Material e Cultura Visual. Sua produção acadêmica resulta da pesquisa e curadoria de acervos, principalmente nos seguintes temas: fotografia, ornamentação, cidades, coleções, curadoria e museus.

16h – 18h30
Fotografia experimental polonesa: a experiência curatorial do MAC USP

Palestrante convidada: Helouise Lima Costa
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Arquitetura pela mesma Universidade (1999) e livre-docência pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo na área de “História, Teoria e Crítica de Arte em Museus” (2009). É professora associada e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, onde atua desde 1993, e professora orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, ambos da Universidade de São Paulo. Foi vice-diretora do MAC USP no período de junho 2006 – julho 2010 e atualmente é Coordenadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu. Atua na área de Artes com ênfase nos seguintes temas: fotografia moderna e contemporânea, fotojornalismo, fotografia e representação, teoria e crítica de arte, museologia, história das exposições de arte e arquitetura de museus.

Dia 27/11 (quarta-feira)

9h30 – 12h30
Organização e acesso de acervos fotográficos: etapas e procedimentos de trabalho, da classificação à descrição e elaboração de instrumentos de pesquisa

Palestrante convidada: Johanna Smit
Possui graduação em biblioteconomia e documentação pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Documentação – Ecole Pratique des Hautes Etudes (1973) e doutorado em Análise do discurso pela Universidade de Paris-I (1977). Foi adjunta do representante de área na CAPES por dois mandatos. Atualmente exerce sua função de docente junto ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP e dirige o Arquivo Geral da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciencia da informacao, arquivologia, arquivo fotografico, vocabulário controlado e organização da informação.

14h – 17h
Conservação de imagens digitais: digitalização de acervos fotográficos e gestão de acervos de imagens digitais

Palestrante convidado: Millard Schisler
Mestre em artes visuais pelo Visual Studies Workshop em Rochester, New York, onde também chegou a lecionar, Schisler é consultor na área de editoração eletrônica, preservação e digitalização de arquivos, fluxos de trabalho e imagem digital. Além disso, desenvolve trabalhos de reprodução de fotografias antigas e obras de arte, é autor do livro Revelação em Preto e Branco – A imagem com qualidade, e contribuidor frequente da revista americana Photo Techniques. O fotógrafo é ainda é coordenador de preservação da Cinemateca Brasileira.

ATIVIDADE GRATUITA

PRÉ INSCRIÇÕES
Até 17 de novembro de 2013.

Preencher a ficha de pré-inscrição e justificativa de intenção disponível no link JORNADA_PRE_INSCRICAO

CRITÉRIO DE SELEÇÃO
Análise de justificativa de intenção, priorizando-se no preenchimento das vagas, a seguinte distribuição: 15 vagas para profissionais da área, 15 vagas para estudantes e pesquisadores atuantes na área, 10 vagas para interessados em geral.
Até dia 22 de novembro os selecionados serão avisados por telefone ou e-mail. Caso haja vagas, os selecionados da lista de espera serão avisados até dia 25 de novembro.

VAGAS: 40

CRITÉRIO PARA RECEBIMENTO DO ATESTADO DE PARTICIPAÇÃO
Frequência mínima exigida de 80%. Carga horária mínima de 11h para recebimento do atestado.

Periodo: 26/11/2013 27/11/2013
Horário: 9-17h
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.

 

Fonte: CPC-USP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: