Curso de difusão “Educação, Cidade, Patrimônio: Conteúdos, Metodologias, Práticas”, no CPC-USP – Inscrições até 14 de junho

cpc

 

Curso de difusão
EDUCAÇÃO, CIDADE, PATRIMÔNIO:
CONTEÚDOS, METODOLOGIAS, PRÁTICAS

Este curso pretende estabelecer um espaço de partilha de saberes e experiências entre educadores de diferentes perfis interessados na discussão das relações possíveis entre os campos do patrimônio cultural e da educação — e especialmente nas possibilidades e desafios do estabelecimento de experiências educativas no espaço urbano, em meio à rica trama de práticas, representações e objetos que constitui o patrimônio cultural urbano. Nos debates a serem promovidos ao longo do processo, os participantes serão também estimulados a discutir suas práticas e os contextos nos quais atuam, bem como as potencialidades de tais espaços para a relação entre a educação e o patrimônio cultural.

Programa
MÓDULO 1. Teoria por detrás de uma trajetória. Em paralelo à discussão das relações entre educação e patrimônio, os participantes serão estimulados a explorarem a Casa de Dona Yayá e a promoverem uma reflexão sobre as atividades educativas aí promovidas.
27/6, sábado
29/6, segunda-feira
30/6, terça-feira
1/7, quarta-feira

MÓDULO 2. Cidade como lugar de educação. Discussão da temática da “educação fora da sala de aula”, em busca da experiência urbana como eixo de aprendizado, abordando desde a escola peripatética dos gregos às experiências anarquistas, bem como a construção da recente ideia de “cidade educadora”.
2/7, quinta-feira
3/7, sexta-feira
4/7, sábado

MÓDULO 3. Práticas. Os participantes compartilharão experiências e serão estimulados a construírem propostas de educação articuladas à questões de patrimônio e experiência urbana.
6/7, segunda-feira
7/7, terça-feira
8/7, quarta-feira

Curso de difusão
30 horas.

Datas e horários
27 de junho a 8 de julho, das 9h às 12h.

Inscrições
Entre os dias 1º e 14/06, por meio da página http://bit.ly/1BruYS5

Atividade gratuita

Vagas limitadas
30 pessoas

MINISTRANTE
Arq.ª Samira Bueno Chahin
Arquiteta e Urbanista (FAU-USP), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Universidade da Salamanca) e mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (FAU-USP) com pesquisa sobre os lugares das práticas educativas nas Escolas Modernas, anarquistas, de São Paulo e Barcelona. Atualmente segue com as investigações sobre as concepções de cidade presentes em discursos educacionais.

Fonte: CPC-USP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: