Palestra “Arquitetura moderna latino-americana”, na Escola da Cidade

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade promove na quarta-feira, dia 12 de agosto, às 18h, palestra com o arquiteto Fernando Luiz Lara, que irá falar sobre “Arquitetura moderna latino-americana”, tema de sua recente publicação. Na sequência da palestra haverá um debate entre Luiz Lara e os arquitetos Ana Paula Koury, Luis Octavio de Faria e Silva e Alvaro Puntoni.

Modern Architecture in Latin America: Art, Technology, and Utopia é o nome da publicação que apresenta um texto introdutório sobre as questões, polêmicas e obras que representam os complexos processos de modernização política, econômica e cultural no século XX. Os números e tipos de projetos variaram muito de país para país, mas, como um todo, a região produziu um corpo significativo de arquitetura que nunca antes foi apresentado em um único, em qualquer idioma. Modern Architecture in Latin America é a primeira história abrangente desta importante produção, e é de autoria de Luis E. Carranza e Fernando Luiz Lara.

Fernando Luiz Lara é arquiteto formado pela UFMG (1993) e PhD pela Universidade de Michigan (2001). Professor da Escola de Arquitetura da Universidade do Texas, diretor do Centro de Estudos Brasileiros do Lozano Long Institute of Latin American Studies, e autor de inúmeros livros e artigos que discutem temas relativos à arquitetura e urbanismo no cenário Latino Americano. Atuando em diversas áreas da profissão, em 2005, fundou o Stúdio Toró, uma organização sem fins lucrativos, dedicada a temas como: conservação da água e inundações urbanas na América Latina. Desde 2009 tem colaborado, constantemente, com a Horizontes Arquitetura, e juntos, criaram, em 2014, o Laboratório de Urbanismo Avançado – LUALAB – uma ONG focada em desenvolver projetos para a melhoria dos espaços públicos brasileiros.

Ana Paula Koury é arquiteta e urbanista pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1991), professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Atualmente coordena, com Fernando Lara, a pesquisaPlanning and participation: a new agenda for urban and environmental policies in Brazil,com apoio Fapesp e da Universidade do Texas. Tem participado de importantes eventos científicos nacionais e internacionais e publicado em periódicos científicos sobre sistemas construtivos e políticas habitacionais e urbanas.

Luis Octavio de Faria e Silva é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor da Escola da Cidade e um dos coordenadores do curso de pós-graduação ‘Habitação e Cidade’. Professor no programa de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Mantém escritório e tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Edificação, responsável por projetos de Habitação para Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB-SP) e de desenho urbano, incluindo planos para bairros precários. Pesquisa temas como São Paulo, desenho urbano, infraestrutura urbana, habitação, arquitetura da paisagem, arquitetura tradicional, arquitetura moderna e contemporânea.

Alvaro Puntoni é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987), com mestrado (1998) e doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Escola da Cidade e professor de projeto da FAUUSP. Coordenador do curso de pós-graduação ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’, na Escola da Cidade, juntamente com Fernando Viégas. Mantém o Gruposp desde 2004, escritório que nos últimos anos tem se dedicado à elaboração de concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas, além de incorporar no cotidiano de suas atividades a participação em pesquisas e docência de seus participantes.

A palestra acontece no Auditório da Aliança Francesa, na Rua General Jardim, 182. Não é necessária inscrição.

SOBRE O SEMINÁRIO

O programa de Seminários de Cultura e Realidade Contemporânea acontece todas as quartas-feiras e é uma atividade que promove debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Ao longo dos próximos meses, o Seminário contará as presenças de Maria Arminda Arruda, Jacopo Visconti, Eduardo Saron, Luiz Felipe de Alencastro, Alfredo Bosi,Enrico Fontanari, Agnaldo Farias, Cauê Alves, Anália Amorim, Marta Moreira, Petra Costa, Martha Kiss, Fabrício Corsaletti, Manuel da Costa Pinto e José Guilherme Pereira Leite, professor coordenador da atividade.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Não é necessária inscrição prévia. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação, pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br.

SERVIÇO:

  • Data: 12/08/15 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Auditório da Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182

Fonte: Escola da Cidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: