Itinerários urbanos – Vestígios da Modernidade – dias 20 e 27/09/2015

CPC

 

20/09, domingo, 14h Praça da Bandeira – grátis
27/09, domingo, 14h Parque do Ibirapuera – grátis
Sem necessidade de inscrição.

Os Itinerários urbanos constituem um programa em implantação pelo CPC voltado à promoção de percursos temáticos pelo espaço urbano que potencializem sua fruição e percepção, bem como a interação com os personagens e cenários que compõem a experiência urbana. Neste mês de novembro, os itinerários terão como tema os vestígios da modernidade em São Paulo e são promovidos por jovens pesquisadores da FAUUSP.

Programa
Os itinerários da Praça da Bandeira e do Ibirapuera constroem a memória de seus trajetos de maneira não convencional. São abordadas — para além das presenças atuais — as inúmeras camadas de motivações, interesses e projetos ocorridos nos locais em questão. Tratam-se de lugares que foram palcos de diferentes negociações no passado, mas que hoje apresentam uma configuração urbana à primeira vista consolidada, que pouco evidencia de suas complexas memórias.

PRAÇA DA BANDEIRA
Ministrante: Gustavo Marques dos Santos
20/09
Este percurso aborda as sucessivas transformações dessa territorialidade no decorrer da história paulistana, evidenciando, através dos inúmeros projetos idealizados, concluídos ou interrompidos realizados para lá, a imagem urbana que a cidade de São Paulo (e seus atores e agentes) já pretenderam para si. Distanciando-se da simplificação recorrente de considerá-la um espaço remanescente junto ao Vale do Anhangabaú, o percurso pelo entorno do Terminal Bandeira e, principalmente, pelas passarelas que o acessam, propõe-se como um instigante exercício de apropriação e reflexão coletiva desse espaço; que ocupa uma posição urbanística privilegiada no Centro da cidade.

IBIRAPUERA
Ministrante: Karoline Andrade Barros
27/09
Este itinerário propõe-se a entender o contexto da criação do Parque, sua história e os objetivos colocados na época. Uma negociação entre o que São Paulo era e o que viria a ser, entre o passado e o futuro da cidade, que conseguiram coexistir em um único projeto. Certos aspectos do Ibirapuera se modificaram com o tempo, o itinerário recupera a memória de alguns deles.

ATIVIDADE GRATUITA
Não há necessidade de inscrição prévia: basta comparecer nos pontos de encontro nos horários abaixo indicados.

DURAÇÃO
3h, das 14 às 17h.

PONTOS DE ENCONTRO
As saídas ocorrem às 14h: solicitamos aos interessados comparecer nos pontos de encontro com pelo menos 15 min de antecedência (13h45)

20/09: Largo São Francisco, em frente à Faculdade de Direito
27/09: Área em frente ao Obelisco do Ibirapuera

ORIENTAÇÕES
Recomendamos que os interessados levem roupas e calçados confortáveis, bem como acessórios para sol e chuva (bonés, chapéus, óculos escuros, guarda-chuvas, etc). Em caso de chuva, os itinerários NÃO ficam automaticamente cancelados.

Fonte: CPC-USP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: