Acervo de desenhos originais da FAUUSP passa por processo de irradiação no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN

ipen1

 

No mês de janeiro passado demos início ao projeto de conservação dos acervos de desenhos originais e materiais bibliográficos que se encontravam armazenados no subsolo do Prédio Vilanova Artigas. Esse projeto, coordenado pela Profa. Helena Ayoub Silva recebeu apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP – Edital 2013.

A primeira etapa do projeto foi o encaminhamento dos desenhos originais e do material bibliográfico para o IPEN, para passar por higienização no Irradiador Multipropósito de Cobalto-60, do Centro de Tecnologias das Radiações (CTR), coordenado pelo Dr. Pablo Vasquez. O processo de irradiação Gama de Cobalto 60 promove a descontaminação dos documentos, eliminando os fungos e permitindo que o material seja manuseado pela equipe de conservação, sem colocar em risco a saúde dos funcionários.

A segunda etapa do projeto já foi iniciada, o material está passando por higienização mecânica e posteriormente será catalogado e acondicionado.

Para saber mais sobre a Irradiação Gama de Cobalto 60 veja:

http://www.usp.br/aun/exibir.php?id=5489

https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=37&campo=4743

ipen2

ipen3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: